A Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESP/DF), vinculada à Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), está com inscrições abertas para a II Mostra de Estágios e Práticas em Saúde do Distrito Federal. A iniciativa, que será realizada em outubro, propõe um olhar inovador sobre a integração entre ensino, serviço e comunidade no Sistema Único de Saúde (SUS) no DF.
A mostra chega à segunda edição com o objetivo de valorizar experiências formativas em saúde e promover a troca de saberes entre estudantes, docentes e profissionais do SUS. Podem participar alunos de cursos técnicos e de graduação da área da saúde, além de docentes de instituições de ensino públicas e privadas conveniadas — conforme a Portaria Conjunta nº 02/2023 — e supervisores/preceptores vinculados aos serviços da Secretaria de Saúde (SES-DF).
A coordenadora de Ensino-Serviço e Educação na Saúde da ESP/DF, Verônica Lobo, destaca que “a Mostra de Estágios representa um marco no fortalecimento das estratégias de integração ensino-serviço no Distrito Federal. Ao promover a socialização de experiências formativas desenvolvidas no SUS, o evento reafirma o compromisso da ESP/DF com a qualificação dos processos educacionais e com a valorização dos sujeitos que constroem o cotidiano da saúde pública. Para esse ano, ampliamos os eixos temáticos dos trabalhos e iremos avaliar e premiar os estudantes de graduação e de técnicos de forma separada”, afirmou.
Inscrições
Os trabalhos deverão ser submetidos até 29 de agosto. Cada proposta deve ser desenvolvida nos cenários pactuados entre as instituições de ensino conveniadas e a SES-DF, podendo incluir até seis estudantes, além de um docente e um supervisor de campo. Já o período geral de inscrição para participação no evento vai até 24 de setembro.