15/07/2025 às 13h39 - Atualizado em 15/07/2025 às 21h33
Novos gestores ambientais e públicos celebram formatura
Cerimônia de colação de grau da UnDF foi realizada no dia 11
Por
Agência Brasília* | Edição: Chico Neto
Às vésperas de completar quatro anos de inauguração, a Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF) celebrou, na sexta-feira passada (11), as formaturas da primeira turma do curso superior de tecnologia em gestão ambiental - Turma Flor do Cerrado, e da quinta turma de tecnologia em gestão pública. A cerimônia foi realizada no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs).
Durante a cerimônia, a reitora pro tempore da UnDF, Simone Benck, falou sobre a importância da criação da universidade | Foto: Divulgação/UnDF
“A existência desta universidade — pública, distrital, gratuita e inclusiva — é também um ato de resistência, de esperança, de resiliência, de transformação e de investimento de recursos públicos do GDF na formação dos jovens”, enfatizou a reitora pro tempore da UnDF, Simone Benck, em seu discurso ao final do evento.
A solenidade contou com a presença de familiares, docentes, servidores e representantes da comunidade acadêmica da universidade, que celebraram as conquistas dos formandos.
Sonho realizado
O orador da turma de gestão pública, Victor Ramos, ressaltou o apoio emocional recebido de amigos e familiares ao longo da formação e reforçou a importância de acreditar nos próprios sonhos: “Sonhar é um ato de coragem, e o que nos move é a esperança. A vida é breve, e, dada sua brevidade, a única certeza é que não será em vão. Sejam felizes. Lutem em prol de tudo aquilo que vocês consideram certo e verdadeiro”.
O processo de implantação da universidade e a experiência acadêmica vivida pelos estudantes nesse contexto também foram apontados por Victor Ramos em sua fala. “Vida longa à Universidade do Distrito Federal!”, declarou ao final do discurso.
Como paraninfa escolhida pela turma Flor do Cerrado, de gestão ambiental, a professora Isadora Ribeiro compartilhou a trajetória de superação vivida pelos estudantes e destacou a relevância de valores como democracia, sustentabilidade e justiça social.
“Para mim, foi uma honra ser paraninfa da turma e uma emoção fazer parte desse momento histórico da UnDF”, relatou. “Vivi um sonho que achava ser impossível: ter meu trabalho reconhecido por estudantes que me ensinaram tanto renovou minhas forças para continuar exercendo minha profissão com dedicação e excelência”.
O orador da turma, Daniel Marques, lembrou a importância do momento: “A colação simboliza não só o encerramento de um ciclo, mas o início de uma nova etapa, em que esperamos colocar em prática tudo o que aprendemos, com ética, compromisso e respeito ao meio ambiente”.
A UnDF
Desde sua inauguração, em 26 de julho de 2021, a UnDF vem se firmando como referência no ensino superior público da capital.
Atualmente, a instituição oferece 19 cursos de graduação, distribuídos entre bacharelados, licenciaturas e tecnológicos: medicina, enfermagem, ciência da computação, engenharia de software, sistemas de informação, matemática, pedagogia, letras-português, letras-inglês, serviço social, gestão ambiental, gestão pública, gestão da tecnologia da informação, atuação cênica, produção cultural, dança e, com início das aulas em agosto, ciências econômicas, psicologia e nutrição.