A nova unidade do Espaço Acolher de Ceilândia amplia ações do Governo do Distrito Federal de proteção às mulheres. A inauguração será na terça-feira (5) e faz parte do calendário de ações do GDF, Março Mais Mulher, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8). Agora, a rede de proteção às mulheres conta com nove unidades de acompanhamento psicossocial dos envolvidos em situação de violência doméstica e familiar no DF.
Nos locais, as equipes formadas por psicólogos, assistentes sociais e pedagogos realizam os primeiros atendimentos de forma presencial | Fotos: Divulgação/Secretaria da Mulher
As unidades atendem a homens e mulheres, das 8h às 18h, envolvidos em situações de agressões doméstica e familiares, o acesso é livre a todos, que de forma espontânea buscam informações e atendimentos sobre as questões de gênero ou são encaminhados pelo Ministério Público. Para a secretária da Mulher, Giselle Ferreira, a implementação de mais um espaço vai ampliar as políticas públicas voltadas à proteção da mulher. “Tratar o homem agressor é mais um passo para acabar com o ciclo da violência. Este novo espaço conta com profissionais capacitados para conscientizarem aos agressores dos tipos de violências cometidas”, destaca Giselle.
Nos locais, as equipes formadas por psicólogos, assistentes sociais e pedagogos realizam os primeiros atendimentos de forma presencial, para criar um vínculo e conhecer a história. Em seguida, são encaminhados para grupos reflexivos, onde são trabalhados temas importantes para fortalecimento das mulheres e responsabilização dos homens.