O primeiro contato de um novo colaborador com o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) é no Núcleo de Recrutamento e Seleção, setor responsável por todo o processo seletivo, desde a elaboração do edital até a entrega do profissional à sua unidade de atuação.
A chefe do Núcleo de Recrutamento e Seleção, Francisca Cunha, destaca a importância desse setor para a organização: “Nosso trabalho é transformar vidas. Quando finalizamos um processo seletivo, sabemos que ajudamos a realizar um sonho, tirando uma pessoa da fila do desemprego e dando a ela a oportunidade de exercer a sua profissão”.
A busca por novos talentos
O núcleo de recrutamento e seleção conta com processos seletivos estruturados, que buscam diversos perfis profissionais: administrativos, operacionais, multiprofissionais, da enfermagem e da carreira médica. A seleção dos profissionais passa por duas etapas obrigatórias: a avaliação de conhecimento e a comprovação de requisitos. “Nós formatamos, aplicamos, corrigimos e divulgamos os resultados das avaliações. O conteúdo das avaliações é elaborado pelos gestores das vagas, mas cabe a nós todo o processo operacional da seleção”, explica a chefe do núcleo.
O núcleo de recrutamento e seleção conta com processos seletivos estruturados, que buscam diversos perfis profissionais | Foto: Divulgação/IgesDF
Além da comprovação de requisitos e da avaliação de conhecimentos, os analistas do núcleo são responsáveis por conduzir a entrevista juntamente aos gestores, buscando competências comportamentais e técnicas que estejam alinhadas com cada cargo e colaboradores conectados com o propósito da instituição.
A jornada do novo colaborador
A integração é o momento em que os profissionais recém-admitidos são oficialmente apresentados ao instituto. Durante esse dia, que é considerado uma jornada de trabalho, os novos colaboradores conhecem as diretrizes institucionais, seus direitos e deveres, e participam de palestras ministradas por diferentes setores, como Compliance, Qualidade e Assessorias de Comunicação.