Internada no Hospital de Base para tratar de uma fístula pós-cirúrgica, Eudania Sousa Rios, de 43 anos, realizou um sonho na sexta-feira (24): ganhar um violão. O desejo da paciente surgiu durante um atendimento realizado pelo fisioterapeuta Lucas Boccanera, que, ao lado dela, recebeu a visita da equipe da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília.
“O grupo da Rede apareceu tocando músicas no violão e animando os pacientes internados, como sempre fazem. Foi nesse momento que Eudania falou sobre seu amor pela música”, disse Lucas. “Ela contou que seu sonho era ter um violão para aprender a tocar, inspirada pelo pastor de sua igreja.”
Inspirada pelo pastor da igreja que frequenta, Eudania Sousa Rios sonhava em ter um violão para aprender a tocar | Fotos: Alberto Ruy/IgesDF
Lucas então contou a Eudania que é luthier nas horas vagas, construindo e consertando guitarras e violões. De forma descontraída, a paciente brincou pedindo para que o fisioterapeuta fizesse um violão para ela. Sensibilizado pelo pedido, Lucas lembrou de um violão que estava sem uso na sala da equipe de enfermagem.
“Este instrumento pertencia à nossa fisioterapeuta Luana Campos, que o doou para que realizássemos uma rifa e arrecadássemos fundos para melhorar o atendimento aos pacientes da unidade”, contou Prys Hellen de Paula Dias, chefe do serviço de enfermagem do 11º andar. Porém, sem tempo para colocar o projeto em prática, o violão seguia parado na sala da equipe.