As atividades da 8ª Semana de Controle, promovida pela Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), seguiram nesta terça-feira (18). No terceiro dia do evento, foram realizadas duas oficinas: uma virtual via Microsoft Teams e outra presencial, na Escola de Governo do DF (Egov).
A oficina presencial foi conduzida por Maria Fernanda Cortes, ouvidora-geral interina do DF, e Cecília Fonseca, subcontroladora de Governança e Compliance da CGDF. Intitulada Experiência do Usuário e Governança de Serviços, a oficina integrou os participantes em uma dinâmica para explorar diferentes perspectivas sobre problemas enfrentados no governo do DF.
A oficina apresentou uma dinâmica para explorar diferentes perspectivas sobre problemas enfrentados no governo | Fotos: Divulgação/ CGDF
“Pensamos em uma oficina diferenciada, trazendo perspectivas comuns aos servidores públicos”, explicou Maria Fernanda. “Implementamos conceitos de design thinking, insights comportamentais e casos reais para analisar situações fictícias”, completou.
Caso fictício
A dinâmica foi baseada em ferramentas de governança e serviços desenvolvidas por elas, com foco na perspectiva do usuário. Os participantes foram divididos em grupos para analisar um caso fictício, porém baseado em rotinas reais da Subsecretaria de Segurança e Saúde no Trabalho do DF (SubSaúde).
Na simulação, um professor da rede pública adoece e precisa lidar com burocracias relacionadas a um atestado de 15 dias e a perícia médica. Cada grupo representou um personagem da história, como o professor ou servidores da SubSaúde. Ao final, os resultados serão entregues ao Subsaúde, como forma de auxílio.
“Queremos que cada servidor saia dessa oficina como agente de transformação, com uma base de ferramentas de inovação e foco no usuário na aplicação de políticas de governança”, comentou Cecília. “Não queremos criar dependência, mas promover autonomia para que compartilhem melhorias nos órgãos onde atuam e melhorem a vida dos cidadãos que utilizam os serviços públicos”, concluiu.