Sem condições de pagar uma atividade para a sua filha de 6 anos no contraturno escolar, a dona de casa Laiane Maria, 34 anos, se encantou ao ver um espaço com salas multiúso e quadras poliesportivas próximo à sua casa no Itapoã. Ela foi ao local por indicação de uma amiga e, logo que o conheceu, fez questão de inscrever a sua pequena Laura no máximo de atividades possíveis. “Ela hoje faz ballet aos sábados, aula de arte e cultura na terça e reforço escolar na quinta. Se não tivesse essas oportunidades ela estaria em casa triste e sem nada para fazer. Ela ama tanto este espaço que, nos dias que não tem nenhuma atividade, ela chora”, disse.
Atividades esportivas e culturais são oferecidas gratuitamente nos CEUs das Artes e nas praças dos Direitos | Foto: Divulgação/Sejus-DF
O ambiente que arrebatou Laiane e sua filha Laura é a Praça dos Direitos, equipamento da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus-DF), onde são oferecidas gratuitamente atividades esportivas, culturais e educativas. O espaço no Itapoã é apenas um entre as cinco unidades do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) e praças dos Direitos, que, apenas este ano, recebeu um investimento de R$ 12 milhões, do Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA-DF), destinado à Sejus para aplicação em recursos humanos e compra de materiais e equipamentos.
Três destes espaços estão na Ceilândia – dois CEUs das Artes e uma Praça dos Direitos. O quinto – mais um CEU das Artes – está no Recanto das Emas. Somados, os equipamentos podem receber até 6 mil crianças e adolescentes, de 4 a 18 anos. Os locais funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. As inscrições nas atividades podem ser feitas, gratuitamente, a qualquer tempo – presencialmente e pela internet.