“É algo inesquecível, um divisor de águas na minha vida. Sou uma pessoa naturalmente muito tímida, então estar aqui, falar e poder vivenciar tudo isso é muito marcante e gratificante.” É assim que a jovem Ana Clara Batista, 17, estudante do Centro de Ensino Médio (Cemi) Gama, define o dia em que assumiu as obrigações públicas do cargo de primeira-dama do Distrito Federal. Ela é a primeira estudante selecionada pelo programa Meninas em Ação para experienciar as atividades de uma mulher à frente de uma função de liderança.
Ao lado da primeira-dama Mayara Noronha Rocha e do governador Ibaneis Rocha, Ana Clara Batista estreou o programa no lançamento da campanha Páscoa Solidária: “Eu, como uma menina de escola pública, preta e periférica, creio que estar aqui serve como representatividade e também como inspiração para outras meninas que sonham em fazer a diferença um dia” | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
Ao longo desta quinta-feira (10), a garota acompanhará eventos públicos e a rotina interna de Mayara Noronha Rocha no gabinete no Palácio do Buriti, além de conhecer a Residência Oficial de Águas Claras. “Ana Clara está abrindo as portas do programa Meninas em Ação, que traz as jovens e mostra a elas a necessidade de estimular a pauta feminina na administração pública”, comentou a primeira-dama. “Ela, enquanto estudante da escola pública e moradora de uma cidade do Distrito Federal, está enxergando esse cenário e podendo contribuir”.
A primeira atividade em que a menina participou foi o lançamento da campanha Páscoa Solidária, idealizada pela primeira-dama e coordenada pela Chefia-Executiva de Políticas Sociais. A terceira edição ocorreu no Centro Olímpico e Paralímpico (COP) Parque da Vaquejada, em Ceilândia. “Hoje ela já começou numa ação social, porque eu não ocupo cargo dentro do governo, sou uma voluntária, esposa de um gestor, que abracei com todo amor e afinco a pauta social”, explicou Mayara. “O meu trabalho hoje é pautar as ações sociais dentro do governo”.
Jovens em cargos públicos
“Ela vai defender a sociedade, e hoje ela está vivendo isso com as crianças. Essa posição permite a ela dar e fazer algo por alguém”
Mayara Noronha Rocha, primeira-dama do DF
Durante o evento, Ana Clara ajudou a entregar cestas básicas e os kits com chocolates a 450 crianças de 4 a 12 anos. “O título de primeira-dama por um dia não é somente algo simbólico, mas é acompanhar de perto a empatia e o cuidado do Governo do Distrito Federal pela população para que se tenha uma transformação social; então, hoje estou aqui não somente para participar, mas para aprender e me inspirar”, afirmou a jovem.
Além das entregas, ela discursou no dispositivo entre as autoridades, incluindo o governador do DF, Ibaneis Rocha. Em seu momento de fala, comentou sobre a importância do evento e a oportunidade de passar um dia em um cargo de liderança: “Eu, como uma menina de escola pública, preta e periférica, creio que estar aqui serve como representatividade e também como inspiração para outras meninas que sonham em fazer a diferença um dia. É uma oportunidade muito gratificante, e sempre vou lembrar desse dia com muito carinho, porque é muito bom ver tantas crianças felizes, porque sabemos que a alegria genuína vem das crianças”.
