Brasília, 25 de agosto de 2022 – O Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF) é uma das oito unidades de referência para diagnóstico da Monkeypox no país. Além dele, estão credenciados o da Universidade Federal do Rio de Janeiro; da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro; do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo; da Fundação Ezequiel Dias, de Minas Gerais (Funed); do Instituto Evandro Chagas, no Pará; o Lacen de Amazonas e o Lacen do Rio Grande do Sul.
Como unidade de referência, o laboratório de Brasília hoje é o responsável pela análise de todas as amostras coletadas na região e ainda nos estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Acre e Roraima. Há menos de um mês trabalhando nessa atividade, o Lacen-DF realizou mais de 450 exames, sendo aproximadamente 250 do DF e 210 de outras unidades da Federação.
O Lacen-DF realizou mais de 450 exames para diagnóstico de Monkeypox, sendo aproximadamente 250 do DF e 210 de outras unidades da Federação | Foto: Tony Oliveira / Agência Brasília