Os mais de 40 mil usuários do Sest/Senat de Samambaia foram beneficiados, nesta quinta-feira (8), quando o Governo do Distrito Federal (GDF) concedeu à entidade o Contrato de Concessão de Uso Oneroso, sem Opção de Compra (CDU-S). Aguardado há cerca de 11 anos, o documento entregue pelo governador Ibaneis Rocha traz segurança jurídica e garantia de permanência no local para dar continuidade às atividades de saúde, bem-estar e desenvolvimento profissional.
“Faltava esse instrumento que concedesse a segurança jurídica para que o Sest/Senat continuasse com esse trabalho”, afirmou o governador Ibaneis Rocha. “Queremos fazer de Brasília uma cidade legal, onde as pessoas possam viver com tranquilidade. Este é o objetivo do governo, e vamos continuar trabalhando para desenvolver cada vez mais.”

Ibaneis Rocha: “Queremos fazer de Brasília uma cidade legal, onde as pessoas possam viver com tranquilidade. Este é o objetivo do governo, e vamos continuar trabalhando para desenvolver cada vez mais” | Fotos: Renato Alves/ Agência Brasília
O Sest/Senat de Samambaia está localizado na QS 420, Conjunto 8, Lote 01 e presta serviços no local há 20 anos. Integrante da rede do Serviço Social do Transporte (Sest) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), a entidade sem fins lucrativos atua com o foco no desenvolvimento profissional e social dos trabalhadores do setor de transporte.
O CDU-S, emitido pela Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), garante a concessão e direito de uso do espaço por mais 30 anos, prorrogáveis por iguais períodos. O Sest/Senat de Samambaia é um importante ponto de apoio para atender as necessidades da comunidade no geral e dos profissionais do transporte, oferecendo uma variedade de serviços e programas, como formação e qualificação para os moradores da região, motoristas, cobradores e outros profissionais do ramo.

No Sest/Senat de Samambaia, a comunidade em geral e os profissionais do transporte têm acesso a serviços e programas de formação e qualificação
“Essa é a 12ª instituição a receber o contrato de concessão de uso, e a nossa meta é entregar o documento a 58 entidades. A regularização de ocupações históricas é um direito que agora está sendo reconhecido pelo Estado”, defendeu o diretor de Regularização Social e Desenvolvimento Econômico da Terracap, Leonardo Mundim.
Os trabalhadores de transportes do DF também contam com atendimentos para melhorar a qualidade de vida, como consultas médicas, odontológicas e psicológicas. Em 2023, foram realizados 35 mil atendimentos na área da saúde.
Garantia para mais investimentos
De acordo com o presidente do conselho regional do Sest/Senat, Paulo Afonso Lustosa, o documento vai permitir que novas intervenções sejam feitas no local. “Essa unidade já existe há 20 anos, e nós precisamos dessa confirmação e segurança jurídica para que possamos fazer todas as reformas e atender melhor os trabalhadores e a comunidade”, ressaltou.
