A primeira edição do projeto Defensoria Longevidade, da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), prestou 1.114 atendimentos voltados à população idosa do DF. A iniciativa, realizada nesta sexta-feira (13) no Nuclão da instituição, ofertou diversos serviços especializados ao público da terceira idade, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.
Com um olhar sensível às demandas dessas pessoas, a DPDF disponibilizou suporte jurídico gratuito, além de orientações nas áreas social, habitacional e saúde, entre outros. A programação incluiu ações voltadas ao bem-estar e à valorização da autoestima da pessoa idosa. Foram distribuídos vouchers para sessões de cinema e promovidas atividades de inclusão digital, orientações sobre direitos da pessoa idosa e dinâmicas de fortalecimento de vínculos sociais. O evento contou ainda com encaminhamentos para emissão de documentos, atualização de dados e serviços essenciais para o dia a dia dos participantes.
A participação de 30 idosas acolhidas pela Casa Flor, unidade gerida pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) e voltada ao atendimento de mulheres em situação de rua ou extrema vulnerabilidade, foi um dos momentos mais marcantes.