A Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema-DF) marcou presença na edição 2025 da Campus Party Brasília Nacional, considerada o maior evento do país nos segmentos de tecnologia, inovação e empreendedorismo, com um estande voltado à promoção da sustentabilidade, da tecnologia e da consciência ambiental. A participação ocorreu em um momento estratégico para o Brasil, que neste ano sedia a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém (PA).
A Campus Party Brasília foi realizada entre os dias 18 e 22 de junho, na Arena BRB Mané Garrincha. O evento teve início ao meio-dia do dia 18 e se estendeu até as 17h do dia 22, reunindo mais de 150 mil visitantes ao longo da programação. Durante o evento, a Sema-DF apresentou iniciativas do Distrito Federal voltadas à energia renovável, divulgação de dados espaciais, gestão de resíduos e conservação dos recursos hídricos, dentre outras. Além disso, promoveu debates sobre tecnologia verde, mobilizando a comunidade digital e jovens empreendedores para o desenvolvimento de soluções sustentáveis, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, destacou a importância da ação para o fortalecimento de políticas públicas ambientais aliadas à inovação. “Unir meio ambiente e tecnologia é uma necessidade urgente. Nossa presença na Campus Party mostra que o Distrito Federal está comprometido com a inovação sustentável e pronto para liderar pelo exemplo no ano da COP30. Essa conexão com o público jovem e empreendedor é essencial para fomentar uma nova cultura de desenvolvimento, mais verde, mais inteligente e mais inclusiva”, comentou.
Para o secretário do Meio Ambiente do DF, Gutemberg Gomes, a participação na feira representa uma oportunidade de engajamento direto com agentes transformadores. “Estamos engajando a juventude e as startups para pensar em soluções reais que enfrentem as mudanças climáticas. É fundamental que o governo incentive esse tipo de interação e troca de conhecimentos. A tecnologia tem um papel central na construção de cidades resilientes, e a Sema está empenhada em criar pontes entre o conhecimento técnico, a inovação e a responsabilidade ambiental”, afirmou.