Ao longo dos próximos anos, o Distrito Federal vai ganhar novos hospitais, como os regionais do Recanto das Emas e de São Sebastião, e o Clínico Ortopédico, no Guará. Em comum, as três unidades são fruto de um modelo inovador no processo licitatório para a construção. Esse modelo foi apresentado durante o 10º Congresso Brasileiro para Desenvolvimento do Edifício Hospitalar, na primeira semana deste mês, no Rio de Janeiro, e publicado nos anais do encontro.
A engenheira Maruska Holanda (C), entre as arquitetas Fernanda Bougleux e Irislany Rosa: “O artigo mostra que a Novacap atua de forma inovadora e com excelência para executar hospitais públicos” | Foto: Kiko Paz/Novacap
Trata-se do regime de contratação integrada, com base na elaboração de anteprojeto de arquitetura e de engenharia na fase licitatória. O formato resulta em menor burocracia, celeridade na execução das obras e melhoria nos resultados e benefícios para a população.
Após o sucesso no processo licitatório das três unidades, a equipe responsável pelo projeto transformou o material em um artigo científico. O texto foi escrito e submetido para apreciação da banca em fevereiro, e posteriormente apresentado no congresso.
Uma equipe da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) foi a responsável pela produção do artigo: os engenheiros civis Maruska Holanda e Ronaldo Almeida, e as arquitetas Thalita Campelo, Fernanda Bougleux e Irislany Rosa.