“Cheguei a fazer orçamento para um tratamento odontológico, mas não tive condições de pagar. Fui adiando até que Deus abençoou e essa graça chegou para a gente”, conta Maria de Fátima Ferreira, 63 anos, uma das beneficiadas com a chegada do programa Saúde Mais Perto do Cidadão – Restaurando Sorrisos, ao Paranoá, nesta quinta-feira (20). A unidade móvel fica ao lado da administração regional da cidade até 30 de abril.
Com a iniciativa, Maria de Fátima vai realizar o sonho de colocar uma prótese dentária. O programa ainda oferece ao público procedimentos como consultas odontológicas, radiografias, tratamento de canal e extrações dentárias. O objetivo é beneficiar 7 mil mulheres em situação de vulnerabilidade até o fim do ano.
Por meio do programa Saúde Mais Perto do Cidadão – Restaurando Sorrisos, Maria de Fátima Ferreira poderá colocar uma prótese dentária | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
O modelo de atendimento itinerante no Distrito Federal tem levado dignidade e atendimento de saúde de qualidade para as populações das regiões administrativas, em complemento ao sistema público de saúde da capital. Um modelo que deve ser ampliado este ano, de acordo com o secretário de Saúde do DF, Juracy Cavalcante Lacerda Júnior. “O programa Saúde Mais Perto do Cidadão é um tipo de assistência que veio para ficar. Levar esse atendimento especializado – no caso do Restaurando Sorrisos, o atendimento odontológico – para mais perto da população é uma forma de garantir dignidade, bem-estar e inclusão social. Para este ano, a expectativa é que tenhamos novos projetos nesses mesmos moldes”, afirmou.
“Os atendimentos são realizados em uma unidade móvel equipada com três consultórios. Nossos profissionais oferecem serviços especializados, como endodontia (tratamento de canal), periodontia (saúde gengival) e próteses, sempre considerando a integralidade do atendimento”, explica Karina Rocha, responsável técnica do programa.
Atendimento humanizado
A dentista Andréa Oliveira destaca que o Saúde Mais Perto do Cidadão – Restaurando Sorrisos vai além da avaliação odontológica e melhora a autoestima das pacientes
O acolhimento das pacientes começa com uma assistente social, que faz o primeiro contato antes da avaliação odontológica. “Percebemos que, após o atendimento, as mulheres saem com a autoestima renovada, além de satisfeitas por resolverem questões funcionais da saúde bucal”, destaca a dentista Andréa Oliveira.
