Com o objetivo de discutir políticas públicas para combate à criminalidade e de trocar experiências, secretários de Segurança Pública de todo o país estão reunidos na Residência Oficial de Águas Claras (Roac) nesta terça-feira (22). O Distrito Federal sedia a 84ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp). Na quarta-feira (23) a reunião ocorrerá no Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
As reuniões ordinárias do Consesp ocorrem quatro vezes por ano para debater políticas públicas e trocar experiências | Fotos: Ascom/SSP-DF
O vice-governador do Distrito Federal, Paco Britto, participou da abertura do evento. Durante todo o dia, os secretários realizaram debates sobre diferentes temas, como a escolha do representante do Consesp para o Comitê Gestor da Política Nacional de Repressão ao Furto e Roubo de Veículos e Carga, do MJSP; análise da proposta sobre repressão e prevenção aos crimes de tráfico ilícito e uso indevido de drogas e devolutivas da reunião anterior.
[Olho texto=”“Apresentamos pautas que tenham impacto direto e contribuam com demandas nacionais, para o direcionamento estratégico da segurança pública do país”” assinatura=” Júlio Danilo, secretário de Segurança Pública do DF e presidente do Consesp” esquerda_direita_centro=”direita”]
Os secretários debateram, ainda, sobre os temas que seriam apresentados à equipe de transição do próximo governo, a aprovação da minuta do regimento interno do conselho e a apresentação do relatório de gestão deste ano. Em seguida, os participantes da reunião seguiram para o Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) para um encontro com a equipe que faz a transição para o próximo governo em nível federal.
Para o presidente do Consesp, o secretário de Segurança Pública do DF, Júlio Danilo, o compromisso é levar até as reuniões temas relevantes para cada estado. “Apresentamos pautas que tenham impacto direto e contribuam com demandas nacionais, para o direcionamento estratégico da segurança pública do país”, comenta. “Além disso, é possível contribuir com as políticas de segurança pública nacionais, já que o conselho é um órgão consultivo do Ministério da Justiça”, completa.
