Com o artigo técnico Bridge connecting buildings A and C set of the headquarters of the TRF1 Brasília DF – traduzido para o português como Passarela de ligação dos Blocos A e C da sede do TRF1 em Brasília-DF —, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) ganha destaque internacional no IABSE Congress Ghent 2025 — The Essence of Structural Engineering for Society. Considerado um dos mais importantes encontros mundiais da engenharia estrutural, o congresso ocorre entre os dias 27 e 29 deste mês, em Ghent (Bélgica), e reúne engenheiros, arquitetos, pesquisadores, gestores públicos e privados, além de universidades e organizações internacionais.
O trabalho é assinado por Pedro Afonso de Oliveira Almeida (USP), Gabriel Polanzzo Ribeiro Del Duca (TRF1), Maruska Holanda (Novacap) e Ronaldo Almeida (Novacap).
A obra que inspirou o artigo é uma passarela tubular de aproximadamente 50 metros, concebida pelo arquiteto Oscar Niemeyer e que, como indica o título do trabalho, conecta os blocos A e C da nova sede do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). Em sua maior curvatura, a estrutura alcança quase 6 metros de altura no ponto mais elevado, no Bloco A, descendo suavemente até o ponto de junção com o Bloco C. Tudo isso apoiado em apenas um pilar – e é exatamente aí que está o grande desafio: sustentar toda a construção em apenas um ponto.
Edificada em concreto protendido, a passarela se destacou pela adoção de soluções inovadoras de reforço estrutural, que representaram um desafio significativo para a equipe de engenheiros da Novacap.