Os motoristas que circulam diariamente pelo Sudoeste já podem utilizar a nova rotatória que liga a via do Terraço Shopping à Primeira Avenida e à Octogonal. O trecho foi liberado nesta quinta-feira (5) e vai beneficiar 23 mil condutores que dirigem diariamente pela região.
O acesso é parte do pacote de obras no trecho 2 da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig). Seis pontos da avenida estão passando por uma transformação completa para melhorar a fluidez do trânsito e ampliar a mobilidade urbana. Na segunda etapa das obras, estão sendo construídos um corredor BRT (Bus Rapid Transit) e dois viadutos, sendo que o Governo do Distrito Federal (GDF) investe R$ 160 milhões nesse projeto.

O acesso é parte do pacote de obras no trecho 2 da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig) | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília
“Essa rotatória faz parte do trecho 2 das obras de implantação do corredor exclusivo BRT da via Epig. Com a conclusão da obra, vamos concentrar esforços na construção de dois novos viadutos que vão dar mais fluidez ao trânsito”, explica Valter Casimiro, secretário de Obras e Infraestrutura.
O secretário ressalta que a liberação da rotatória foi antecipada para minimizar os transtornos causados a moradores e comerciantes da região: “Apenas a funcionalidade viária da rotatória está concluída. Seguimos com a instalação dos meios fios, construção das calçadas, paisagismo e iluminação pública, serviços que podem ser executados com a rotatória em funcionamento”.
A liberação foi comemorada por quem circula pela região. O empresário Glauco Lima, de 63 anos, é morador do Sudoeste há 20 anos e relata como era o trânsito na área antes do início das obras.
“Tinha um semáforo aqui na saída da avenida do Terraço Shopping que dava uma confluência na região e engarrafava tudo”, lembra. “Essa rotatória vai melhorar bastante o trânsito e o fluxo de veículos”, ressalta.
As obras na Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig), via utilizada por aproximadamente 30 mil motoristas por dia | Foto: Anderson Parreira/Agência Brasília
Já Gabriel Oliveira, 44, personal trainer, disse que antes das obras costumava perder muito tempo no trânsito nas horas de pico na região onde hoje está instalada a rotatória; realidade que mudará a partir de agora.
“Agora, com essa obra, já vai dar uma aliviada no tempo que a gente fica no trânsito. Vai ficar melhor. Só de ter rotatória, vai fazer com que a fluidez de carros fique bem melhor”, reforça.
