As novas escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal começaram a receber mobiliário para o início do ano letivo de 2025. O material inclui desde carteiras escolares e armários planejados até equipamentos administrativos. A primeira unidade contemplada foi o Centro Educacional (CED) Jardins Mangueiral que, na última semana, recebeu carteiras, armários individuais, lousas de vidro e equipamentos de ar-condicionado para as salas.
O Centro Educacional Jardins Mangueiral recebeu 1.080 conjuntos de cadeiras e mesas adequados para cada série | Foto: Jotta Casttro/SEEDF
A iniciativa faz parte do plano de estruturação das escolas recém-construídas e das salas modulares, para garantir que estudantes e professores tenham um ambiente adequado para a aprendizagem. “Este ano, iniciamos com a aquisição de mobiliário para equipar todas as unidades escolares que serão inauguradas, além de atender à expansão de algumas escolas onde construímos novos módulos”, afirmou o subsecretário de Administração Geral da SEEDF, Francisco das Chagas Paiva.
Além disso, a pasta planeja realizar, ainda no primeiro semestre, uma licitação para aquisição de mobiliário administrativo, que atenderá tanto as unidades centrais da Secretaria de Educação quanto as escolas e as Coordenações Regionais de Ensino (CREs).
Os investimentos fazem parte de um planejamento estratégico que utiliza recursos do orçamento ordinário e das aquisições feitas ao longo de 2024 para garantir a distribuição dos novos equipamentos ao longo de 2025. “Nosso objetivo é estruturar melhor a rede pública de ensino, oferecendo um ambiente adequado para o aprendizado e o trabalho dos profissionais da educação”, concluiu o subsecretário.
De acordo com Paiva, a compra dos equipamentos representou uma economia significativa para os cofres públicos. “Tivemos aproximadamente 40% de ganho para a administração pública, reduzindo os gastos no momento da licitação. Isso nos permitiu ampliar os investimentos e garantir melhores condições para os alunos e profissionais da educação”, destacou.