As obras de construção do Sistema de Abastecimento de Água Norte, realizadas pelo Governo do Distrito Federal (GDF), alcançaram um marco importante, com o início da instalação do equipamento denominado “chaminé de equilíbrio” da Adutora de Taquari, no Lago Norte. A gigantesca estrutura é fundamental para manter o fornecimento de água a ser feito pela futura adutora, que, quando pronta, vai atender 355 mil pessoas que moram em sete setores habitacionais da região norte da capital.
A “chaminé de equilíbrio” do Taquari é uma torre feita de aço com 3,5 metros de diâmetro e 40 metros de altura, o equivalente a um prédio de 12 andares. No equipamento, a Caesb investiu mais de R$ 1 milhão. A chaminé é um equipamento de proteção da adutora para garantir que a distribuição da água não seja interrompida ou que o sistema venha a sofrer danos provocados por problemas externos ou internos.
A “chaminé de equilíbrio” do Taquari é uma torre feita de aço com 3,5 metros de diâmetro e 40 metros de altura; Sistema de Abastecimento Norte é um empreendimento de R$ 135 milhões | Foto: Divulgação/Caesb
Em caso de falta de energia, por exemplo, as máquinas que bombeiam água param de funcionar. A água que estava sendo bombeada para o sistema de distribuição passa a retornar à adutora. Aí entra em ação a “chaminé de equilíbrio”. A água que retornaria sobe pela torre, mantendo e equilibrando o fluxo de distribuição do sistema. Sem a chaminé, a pressão da água seria tão forte que poderia causar danos à tubulação.