A capital federal recebe nesta terça-feira (28) um novo produto turístico para quem deseja conhecer a história e o trabalho de empreendedores negros de Brasília: o Guia Afetivo Negro do DF (GANDF). Com objetivo de fortalecer a identidade negra de Brasília, o material será lançado às 19h30, no Buteco do Encontro, na 206 Norte, onde ocorrerá a distribuição das versões físicas.
Criado pela turismóloga Bianca D’Aya, proprietária da Me Leva Cerrado, e financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), o GANDF reúne 74 estabelecimentos nas áreas de cultura, turismo, gastronomia, moda, beleza e religião. “O guia foi pensado para valorizar e dar notoriedade às pessoas negras, divulgar histórias, serviços e produtos, fortalecer a economia dos empreendimentos, os pontos de cultura e o turismo do DF”, explica Bianca.
O GANDF reúne 74 estabelecimentos nas áreas de cultura, turismo, gastronomia, moda, beleza e religião sob comando de empreendedores negros | Foto: Reprodução
Por meio de 20 entrevistas com os empreendedores, o roteiro compartilha histórias de superação, tradição e afeto, conectando a cidade com os produtos e serviços que fazem parte de sua história.
“A gente buscou nessas memórias trazer mais humanidade e afetividade para o projeto, para que o público tivesse acesso e valorizasse a histórias dessas pessoas que fazem parte do nosso dia a dia, movimentam a economia, mas que muitas vezes não são reconhecidas”, relata a idealizadora.
O guia será distribuído em pontos de grande circulação de pessoas | Foto: Divulgação