São mais de 20 anos no Setor Comercial Sul (SCS). Do alto de seu quiosque, instalado na Quadra 5, o comerciante Juvenil Messias observa as transformações da região. Acompanhou o envelhecimento das calçadas, a degradação do asfalto, a desorganização dos estacionamentos. E, hoje, comemora a movimentação de máquinas e operários responsáveis pela grande reforma na área central do Plano Piloto.

Com projeto de reurbanização da Seduh e obras a cargo da Secretaria de Obras, o Setor Comercial Sul está ganhando ares que, acreditam populares que trabalham na região, vão atrair novos empresários e abrir novas lojas para o local | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
“O resultado das obras está excelente. Tem calçada nova, canteiro verde, piso nivelado… Além de ficar mais bonito, essas mudanças trazem mais acessibilidade para o SCS, mais segurança para os clientes. No passado, já vi muita gente tropeçando nos buracos do passeio”, conta Juvenil. “Acredito que os empresários vão voltar a investir na região, vão trazer suas lojas de volta para cá. Porque agora está valendo a pena.”
[Olho texto=”“Estamos reformando cerca de 3 mil metros lineares de calçada e reorganizando cinco bolsões de estacionamento. Também trabalhamos na construção de praças e espaços de convivência, tudo com acessibilidade”” assinatura=”Cláudia Mansur, engenheira civil responsável pela obra” esquerda_direita_centro=”esquerda”]
O projeto de reurbanização do SCS foi elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh). Já a execução ficou a cargo da Secretaria de Obras (SODF), que conta com R$ 8,9 milhões para reformar as quadras 3, 4 e 5. O valor é proveniente da Fonte 100, cujos recursos podem ser empregados livremente pelo Executivo.
