Desde o dia 2 até a madrugada de 14 de fevereiro, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) trabalhou de forma intensa com ações voltadas à conscientização sobre os riscos da combinação de álcool e direção e no policiamento e fiscalização das vias a fim de promover um Carnaval mais seguro para toda a população. E o resultado foi exatamente esse: nenhuma morte nas vias do DF durante os quatro dias de festejos carnavalescos, conforme dados preliminares.
As equipes de policiamento e fiscalização de trânsito realizaram 125 ações durante todo o Carnaval, que resultaram na abordagem de 3.685 condutores e fizeram 3.206 testes de alcoolemia | Fotos: Divulgação/Detran-DF
Entre a sexta-feira (2) e a madrugada de quarta-feira (14), as equipes de policiamento e fiscalização de trânsito realizaram 125 ações, que resultaram na abordagem de 3.685 condutores e fizeram 3.206 testes de alcoolemia. Destes, 241 condutores foram autuados porque estavam dirigindo sob influência de álcool, 66 não eram habilitados, 62 estavam com a Carteira Nacional de Habilitação vencida há mais de 30 dias, 99 motociclistas pilotavam motocicletas com o escapamento alterado e outros 180 condutores foram flagrados cometendo infrações diversas. No Carnaval de 2023 foram registradas seis mortes no trânsito do DF – três em rodovias federais, duas em rodovias distritais e uma em via urbana – e autuados 557 condutores por dirigir sob influência de álcool, mais que o dobro dos registros desse ano.
[Olho texto=”“Nas ações de controle de tráfego e no policiamento de rua, percebemos que a população se divertiu de forma mais consciente esse ano, resultando em um Carnaval sem nenhuma morte nas nossas vias. Esta era a nossa meta e, por isso, estamos felizes por termos atingido nosso objetivo”” assinatura=”Clever Farias, diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito” esquerda_direita_centro=”direita”]
“Apesar de ainda termos flagrado 241 condutores alcoolizados, esse número é considerado baixo diante dos milhares de testes e de abordagens realizados pelas equipes da fiscalização. Nas ações de controle de tráfego e no policiamento de rua, percebemos que a população se divertiu de forma mais consciente esse ano, resultando em um Carnaval sem nenhuma morte nas nossas vias. Esta era a nossa meta e, por isso, estamos felizes por termos atingido nosso objetivo”, celebra o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, Clever de Farias.
Durante as blitze diurnas e noturnas, patrulhamentos e pontos de demonstração realizados pela Diretoria de Policiamento de Fiscalização de Trânsito, 180 veículos foram removidos ao depósito, um veículo com restrição de roubo/furto foi recuperado e dois condutores foram conduzidos à delegacia, pois o teste de alcoolemia indicou teor alcoólico considerado crime, conforme previsto no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro.
