A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) e a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) realizaram, nesta segunda-feira (22), a Operação SCS Integrado. A iniciativa é voltada ao enfrentamento dos crimes patrimoniais e ao fortalecimento da segurança no Setor Comercial Sul (SCS), uma das regiões mais estratégicas e movimentadas do centro de Brasília. A ação contou, ainda, com a participação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF).
A operação marca, na prática, o início da atuação operacional da Unidade Integrada de Segurança Pública (UISP) no Setor Comercial Sul, consolidando um novo modelo de presença permanente do Estado no território, baseado em integração institucional, inteligência e ocupação qualificada dos espaços públicos.
O trabalho teve como base o emprego coordenado da PMDF, por meio do 1º Batalhão, que passa a adotar a UISP como base operacional fixa no SCS. A partir desse novo arranjo, os serviços tradicionalmente prestados no posto policial da região foram ampliados com a atuação especializada do Grupamento Tático Operacional (Gtop) e do Grupamento Tático em Ações Motociclísticas (Gtam), reforçando o policiamento ostensivo, a capacidade de resposta imediata e a presença contínua das forças de segurança.
A estratégia operacional tem como base a tecnologia, com videomonitoramento direcionado às câmeras do Setor Comercial Sul, incluindo recursos de reconhecimento facial e leitura de placas de veículos.
Ao destacar o alcance da iniciativa, o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, ressaltou a importância da integração entre as corporações e da valorização dos profissionais. “Trabalhamos diariamente para garantir melhores condições de atuação e fortalecer a integração entre as forças, sempre com observância legal e foco na proteção das pessoas. A UISP representa uma nova forma de fazer segurança pública no Distrito Federal”, afirmou. “Vamos ocupar este local de forma permanente e estruturada, com policiamento, inteligência e ações urbanas que devolvam segurança e vitalidade à região. O SCS é o coração de Brasília e será uma referência de recuperação, não apenas para o Distrito Federal, mas para o país”, destacou.
“Enquanto a cidade se prepara para as festas, nossos policiais seguem nas ruas cumprindo a missão de servir e proteger”
Ana Paula Habcka, comandante-geral da PMDF
A comandante-geral da PMDF, Ana Paula Habcka, ressaltou a dedicação permanente das forças de segurança e a integração entre as instituições. “Trabalhamos todos os dias para avançar e alcançar os melhores resultados, com excelência e integração. Enquanto a cidade se prepara para as festas, nossos policiais seguem nas ruas cumprindo a missão de servir e proteger. Nosso compromisso é não permitir que o crime se instale no Distrito Federal”, afirmou.
De acordo com o subsecretário de Integração em Políticas de Segurança Pública, Jasiel Fernandes, a lógica da UISP amplia a capacidade de resposta do Estado ao articular segurança humanizada, integração institucional e integralidade das ações. “A atuação integrada no SCS conecta planejamento, dados e inteligência, permitindo respostas mais rápidas e eficazes à população, com foco no território, nas pessoas e na coordenação estratégica das políticas de segurança”, destacou.