Nesta sexta-feira (30), o quiosqueiro Lucas Ferreira, 30 anos, chegou cedo à nova praça de alimentação do Palácio do Buriti. Ele é um dos permissionários que vão ocupar os 20 boxes construídos pelo Governo do Distrito Federal (GDF). O morador do Entorno acompanhou a vistoria dos especialistas na estrutura e teve o primeiro contato com a futura chave de seu empreendimento.
“Há oito anos, trabalho aqui com minha esposa, mas minha sogra lutou por 20 anos para que tivéssemos esse espaço mais digno e adequado”, comemora o trabalhador. “A situação na estrutura antiga é muito precária, sem saneamento e banheiros. Agora, vamos atuar num local bem melhor. Muitos governos vieram, prometeram e nunca fizeram nada. Apenas nessa gestão nosso sonho foi realizado de fato.”
Os quiosques são elevados para instalação da rede elétrica e de esgoto e têm portão de rolamento | Fotos: Divulgação/Novacap
No ano passado, o GDF firmou o compromisso de reformar os tradicionais quiosques e o estacionamento anexos ao Palácio do Buriti. O investimento é na casa dos R$ 2,3 milhões em uma área de 1,6 mil metros quadrados.
No planejamento, o estacionamento também será recuperado, bem como o piso, a acessibilidade, a área das mesas e a cobertura sob a qual foram instalados os quiosques. Também está prevista a rede de água, esgoto e energia elétrica.
A nova estrutura tem cobertura metálica para proteger dos efeitos do clima. Ainda vai ser colocada a área para mesas e o paisagismo. Os quiosques são elevados para instalação da rede elétrica e de esgoto e têm portão de rolamento.
“O próximo passo é fazer os banheiros, adequações necessárias solicitadas pelos órgãos concessionários de água e energia, e a implantação das novas vagas de estacionamento no local onde os quiosques antigos estão”, explica a engenheira da Novacap Joice Kozlowski.