Na manhã desta sexta-feira (4), a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) prestou homenagem a policiais militares e integrantes do Sistema de Justiça que evitaram tragédias e salvaram vidas. Em apenas três dias, seis mulheres foram resgatadas de situações de extremo risco, reforçando o compromisso da corporação com a proteção da sociedade e o combate à violência de gênero.
Os casos que motivaram a homenagem são retratos da violência enfrentada diariamente por mulheres e da importância de uma resposta imediata das forças de segurança que salvaram vidas.
Durante a solenidade, a comandante-geral da PMDF, coronel Ana Paula Barros Habka, destacou o preparo e a prontidão dos policiais para agir em situações críticas | Fotos: Divulgação/PMDF
A homenagem não foi apenas um ato simbólico, mas um gesto de valorização ao trabalho incansável dos profissionais que atuam para salvar vidas. Durante a solenidade, a comandante-geral da PMDF, coronel Ana Paula Barros Habka, destacou o preparo e a prontidão dos policiais para agir em situações críticas.
“Nesses últimos três dias, vivenciamos, infelizmente, ações para evitar brutalidades. São ações que têm que ser feitas com muita urgência, e foi assim que aconteceu. Para combater a covardia da violência de gênero, temos que ser rápidos. Esses homens e mulheres agiram com prontidão, bravura, coragem e respeito à causa. Parabéns a cada um de vocês, vocês são motivo de orgulho para a corporação e para a sociedade brasileira”, afirmou.
Entre os episódios de maior impacto está o resgate de uma mulher sequestrada pelo companheiro durante uma audiência virtual sobre violência doméstica, realizada na última terça-feira (1º). Durante a sessão, membros do Ministério Público e do Tribunal de Justiça perceberam que a vítima estava sendo coagida dentro de um veículo. A PMDF foi acionada e, com apoio do Policiamento de Prevenção Orientada à Violência Doméstica (Provid) e do Grupo Tático Operacional (Gtop 22), localizou o carro na DF-457 e prendeu o agressor em flagrante.
O juiz João Ricardo Viana Costa, que participou da operação de resgate da mulher sequestrada na audiência virtual, ressaltou a importância da integração entre os órgãos de segurança e justiça.