Victor Ribeiro, da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Saúde
As duas primeiras Clínicas da Família do Distrito Federal já estão em construção, em Samambaia. Em cada clínica, também conhecida como Unidade Básica de Saúde (UBS), haverá três equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), compostas por um médico, um enfermeiro, um dentista, dois técnicos de enfermagem e cinco agentes comunitários de saúde.
“A Saúde da Família atua de forma proativa: vai até a população para fazer o levantamento de suas necessidades. Com a instalação das Clínicas da Família, teremos um alcance muito maior em termos de abrangência”, explica a subsecretária em exercício de Atenção Primária da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Fátima Regina Pinheiro.
O secretário de Saúde do DF, Rafael Barbosa, explicou que a meta do governo é ampliar o Programa Saúde da Família. “Alcançamos hoje 16% da população e queremos, no fim de 2012, atender 50%”, afirmou, lembrando que, agora, o GDF está terminando de arrumar a casa e passando a investir de forma mais intensa na melhoria dos serviços prestados à população.
“Saímos do estado de emergência e já estamos num momento estruturante”, declarou o secretário, durante a entrega de 30 ambulâncias e do novo centro de imagem do Hospital Regional da Asa Sul.