Professores da rede pública de ensino do Distrito Federal participaram, nesta segunda-feira (24), da aula inaugural da pós-graduação lato sensu em Práticas Interdisciplinares e Metodologias Ativas no Contexto da Educação Básica, oferecida pela Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF). A palestra de abertura abordou o tema “Aprendizagem ativa e colaborativa, para além do conteúdo”, ministrada por Ricardo Fragelli, pesquisador e professor da Universidade de Brasília (UnB).
Para Maria Gabriela Teixeira, professora de Artes do Centro Educacional (CED) 06 de Ceilândia, a especialização na UnDF será uma oportunidade valiosa para o aprimoramento profissional. “É excelente poder nos qualificar e aprimorar nosso trabalho pedagógico. A formação continuada é fundamental para o nosso ofício, e esse curso vem ao encontro das exigências do ensino médio, que demanda interdisciplinaridade e uma maior conexão entre as áreas do conhecimento”, destacou.
Professores da rede pública do DF na aula inaugural da pós-graduação em Práticas Interdisciplinares e Metodologias Ativas no Contexto da Educação Básica, oferecida pela UnDF | Fotos: Bruno Grossi/SEEDF
Já Samella Sampaio, professora do Ensino Fundamental II em Sobradinho, reforçou a importância de seguir aprendendo ao longo da carreira. “É essencial que a gente continue o nosso processo de aprendizagem, sem se limitar apenas à graduação. A formação continuada nos ajuda a romper vícios adquiridos em sala de aula e a aprimorar a forma como nos relacionamos com os alunos. Além disso, estudar em um ambiente universitário diverso, com diferentes ideias e metodologias, amplia a nossa visão e qualifica a nossa prática pedagógica”, pontuou a docente.
As inscrições para o curso foram lançadas em janeiro pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UnDF, que ofertou 42 vagas a professores da rede pública do DF e aos demais profissionais da educação com formação em licenciatura. Das 42 vagas, 22 foram reservadas para os professores da SEEDF. A coordenadora da especialização, professora Emanuelle Santos, destaca o impacto do curso na formação dos educadores da rede pública.

Para Maria Gabriela Teixeira, professora de Artes do CED 06 de Ceilândia, a especialização na UnDF será uma oportunidade valiosa para o aprimoramento profissional
