Pensando sempre na qualificação e educação continuada de seu corpo clínico, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), por meio da Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (Diep), está sempre promovendo capacitações e treinamentos presenciais para profissionais de saúde de suas unidades.
Nesta sexta-feira (14), os colaboradores das equipes multidisciplinares e da assistência direta ao paciente puderam participar dos cursos de Sinais Vitais e de Manejo da Crise Convulsiva na Emergência. Ambos os treinamentos ocorreram no Centro de Simulação Realística e no auditório da unidade, contando com a participação de estudantes da área da saúde.
Nesta sexta-feira (14), os colaboradores das equipes multidisciplinares e da assistência direta ao paciente puderam participar dos cursos de Sinais Vitais e de Manejo da Crise Convulsiva na Emergência | Foto: Divulgação/IgesDF
Durante o curso de Sinais Vitais, as profissionais que participaram tiveram a oportunidade de aprender sobre os valores de referência de cada sinal vital, atualizações de cada referência, identificação de alterações, essencial para evitar o agravamento do quadro clínico do paciente.
“Falamos de uma maneira geral sobre tudo que envolve Sinais Vitais, aprofundando os conhecimentos nos valores de referência e nos cuidados com relação aos pacientes para que eles consigam verificar se não houve uma perda de consciência ou alteração maior. Além disso, reforçamos o uso de alguns aparelhos manuais, para fortalecer a necessidade de utilizar as duas formas, não apenas os digitais. Além disso, trouxe casos clínicos para fazer a simulação realística e abordei a importância da higienização das mãos”, explica a enfermeira e ministrante do curso, Gisele Bacelar.