04/08/2025 às 17h38 - Atualizado em 04/08/2025 às 20h00

Programa Dia da Mulher ultrapassa 2,6 mil atendimentos gratuitos nesta segunda (4)

Iniciativa da DPDF voltada para mulheres em situação de vulnerabilidade já realizou 47.523 atendimentos ao longo de 26 edições

Por

Agência Brasília* | Edição: Carolina Caraballo

A 26ª edição do Dia da Mulher da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) realizou 2.666 atendimentos a mulheres em situação de vulnerabilidade, nesta segunda-feira (4). A iniciativa visa promover dignidade, acolhimento e transformação social por meio de uma série de serviços gratuitos nas áreas jurídica, de saúde, de assistência social, de cidadania e de bem-estar. Desde maio de 2023, a ação alcançou 47.523 atendimentos realizados.

Na primeira segunda-feira de cada mês, o Dia da Mulher oferece serviços gratuitos, como atendimento jurídico, encaminhamentos para a rede de proteção à mulher, exames de DNA para reconhecimento de paternidade e atendimentos de saúde | Foto: Divulgação/DPDF

Para o defensor público-geral interino, Fabrício Rodrigues, o evento desempenha um papel crucial na promoção da igualdade de gênero, na proteção dos direitos das mulheres e na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. “A iniciativa concretiza a missão constitucional da DPDF de garantir acesso à assistência jurídica integral, gratuita e de excelência às pessoas que mais precisam”, explica.

A moradora de São Sebastião, Ana Paula de Melo, 45 anos, participou da 26ª edição do Dia da Mulher e conta que a ação trouxe diversas melhorias para a sua família. “A iniciativa mudou a minha vida. Em todas as edições, fui acolhida com respeito e carinho. Consegui vaga em creche para meu filho e minha sobrinha, regularizei o Bolsa Família, entrei no Prato Cheio, fiz tratamento dentário, arrumei a sobrancelha, passei no oftalmologista e ainda fiz exames. Sou muito grata por tudo isso”, comemorou.

O Dia da Mulher é realizado sempre na primeira segunda-feira de cada mês. O projeto oferece uma série de serviços, como atendimento jurídico especializado, encaminhamentos para a rede de proteção à mulher, exames de DNA para reconhecimento de paternidade, atendimentos de saúde, atividades de bem-estar, oficinas de capacitação e muito mais.

Com a participação de diversos órgãos, instituições e parceiros da rede pública e privada, o Dia da Mulher tem se destacado por sua abordagem integrada e humanizada, atuando nas frentes jurídica, social, de saúde e de cidadania. A iniciativa busca romper ciclos de violência, exclusão e desigualdade, promovendo o fortalecimento feminino e o acesso à informação.

*Com informações da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF)