Com o objetivo de impulsionar e modernizar a educação da rede pública de ensino do Distrito Federal, a Secretaria de Educação (SEEDF) instituiu, nesta segunda-feira (17), o programa Horizontes Digitais, por meio da portaria nº 264, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal(DODF). A norma conta com o compromisso de alinhar-se às exigências da atualidade e reformular o contexto educacional e as práticas pedagógicas a partir da utilização crítica, proveitosa e prazerosa dos recursos digitais disponíveis.
Secretaria de Educação investe na digitalização como elemento com potencial de facilitar novas oportunidades | Foto: Álvaro Henrique/SEEDF
“A educação precisa acompanhar as transformações do mundo digital para garantir que nossos estudantes estejam preparados para os desafios do presente e do futuro”
Hélvia Paranaguá, secretária de Educação
A estratégia do programa está sustentada pelo tripé Ensino e aprendizagem das tecnologias digitais; Formação dos profissionais da educação e Condições infraestruturais para acesso às tecnologias para fins pedagógicos. Com isso, a SEEDF pretende promover a transformação, modernização e inovação educacional da rede pública.
“A educação precisa acompanhar as transformações do mundo digital para garantir que nossos estudantes estejam preparados para os desafios do presente e do futuro”, afirma a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá. “Com iniciativas como o programa Horizontes Digitais, estamos construindo uma escola mais conectada, dinâmica e inclusiva, além de ampliar o acesso ao conhecimento e personalizar o aprendizado.”
Tecnologia e conteúdos
Diversas oportunidades serão facilitadas com a digitalização da educação, como personalização do ensino, de forma que a tecnologia possibilite a adaptação dos conteúdos e o uso de diferentes estratégias de ensino para atender às necessidades individuais dos estudantes; recursos adicionais abertos, oferecendo acesso a uma ampla variedade de recursos educacionais digitais, de maneira a enriquecer os processos de ensino e de aprendizagem; e desenvolvimento de competências digitais, essencial para ampliar o repertório sociocognitivo dos estudantes para a cidadania ativa no mundo digital, além da aprendizagem colaborativa entre estudantes e professores, promovendo o compartilhamento de conhecimento e construção coletiva do saber.