O Programa Humanizar promoveu uma ação, no último dia 8 de março, no Hospital Cidade do Sol (HSol), em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A iniciativa teve a finalidade de realizar um momento de interação entre as mulheres presentes, fossem elas pacientes em internação, acompanhantes ou colaboradoras.
O Núcleo de Humanização é responsável pela gestão do Programa Humanizar | Fotos: Divulgação/IgesDF
Segundo Mariana Lacerda, chefe do Núcleo de Humanização, “o evento levou em consideração a conjuntura de fragilidade que estão vivenciando todas as mulheres internadas no HSol, muitas vezes sendo impedidas de celebrar um dia que é dedicado à força e ao impacto da vida das mulheres para a sociedade de uma maneira geral, bem como as que se dedicam ao cuidado do outro diariamente na unidade”.
Foi realizada uma serenata para todas as mulheres presentes e a entrega de uma lembrancinha, com o intuito de valorizar a integralidade, inclusive a emocional, psicológica e espiritual, de cada uma ali presente. Além disso, a ideia era fazer com que as mulheres não se esqueçam da importância que têm para a sociedade.
“Poder vivenciar momentos como esse é reconhecer a importância de se enxergar, de enxergar o ser humano como um todo, já que o envolvimento emocional com a criação do vínculo interpessoal tornam-se importantes nos processos de cuidado e saúde”, completou Mariana.
O atendimento humanizado vai além da prestação de cuidados médicos, ele envolve o estabelecimento de uma relação de confiança entre profissional e paciente, levando em consideração suas experiências, sentimentos e valores