Bárbara Soares da Silva, 27 anos, está contando os dias para a chegada de Danilo e Murilo. Mãe de primeira viagem – e agora prestes a receber gêmeos – ela enfrentava inúmeras dúvidas sobre como viver uma gestação saudável, amamentar com segurança, aliviar as cólicas dos recém-nascidos e garantir qualidade de vida para seus filhos após o parto.
Todas essas questões ganharam respostas durante o curso do programa Nasce uma Estrela, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF). A ação foi realizada nesta sexta-feira (7), no evento GDF Mais Perto do Cidadão, em Brazlândia. “À medida que este amor cresce dentro de mim, também crescem minhas dúvidas e minha ansiedade. Hoje, me sinto muito mais tranquila e preparada, graças às informações valiosas que recebi”, comemorou a futura mãe.
Bárbara Soares da Silva elogiou o programa Nasce uma Estrela: “Hoje, me sinto muito mais tranquila e preparada, graças às informações valiosas que recebi” | Fotos: Divulgação/Sejus-DF
Com duração de duas horas, o curso leva informações sobre como cuidar dos bebês, tratar as cólicas, fazer o aleitamento correto e como as mães podem preservar a qualidade de vida no pós-parto. As mães de recém-nascidos e as grávidas ainda saem de lá com um kit enxoval – uma bolsa composta por roupas de bebê, fraldas e manta, além de lenços umedecidos e sabonetes, novidades desta edição, doados pelo Instituto Brasal.
Durante a apresentação, a titular da Sejus, Marcela Passamani, anunciou outra novidade: a partir da próxima edição, o kit contará com um sling, um porta-bebês feito de tecido que permite transportar o pequeno junto ao corpo, de forma segura e prática.
Assim como as bolsas, o novo acessório será confeccionado por reeducandas da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap-DF), que receberão orientação de uma doula na fabricação destes carregadores. Esta mesma profissional também participará dos próximos cursos para orientar as futuras mamães sobre técnicas de passagem do tecido para formar a bolsa onde o bebê será carregado, na frente do corpo.
“Com o sling, nossas mamães terão mais autonomia para cuidar de seus bebês, seja para ir ao mercado, à padaria ou à farmácia, sempre mantendo o bebezinho pertinho do peito. Essa ferramenta é especialmente importante para aquelas que enfrentam vulnerabilidades e não têm acesso a um carrinho. Essa iniciativa representa um passo essencial para proporcionar mais qualidade de vida e apoio às mães,” destacou a secretária Marcela Passamani.