O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (IgesDF) lançou, nesta quinta-feira (24), no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) o Programa de Redução de Infecção de Sítio Cirúrgico (Prisc). A iniciativa diminui complicações pós-operatórias e promove uma recuperação mais segura e rápida aos pacientes submetidos a cirurgias.
Durante o lançamento, colaboradores e pacientes conheceram o novo protocolo. O Prisc foi desenvolvido pelo Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar (Nucih) e tem como base uma abordagem multi, com ações integradas de prevenção, capacitação e monitoramento.
Entre outras áreas, o Prisc abrange a prevenção pré-operatória eficiente e o uso adequado de antibióticos profiláticos | Fotos: Alberto Ruy/IgesDF
As principais medidas incluem prevenção pré-operatória eficiente; técnicas cirúrgicas seguras e desinfecção rigorosa; uso adequado de antibióticos profiláticos; controle da temperatura corporal e da glicemia; e boas práticas de cuidado pós-operatório por parte das equipes e dos próprios pacientes.
Os objetivos são ambiciosos: reduzir o índice de infecções, diminuir o tempo de internação e elevar a qualidade do cuidado cirúrgico oferecido.
A gerente-geral de Assistência do HBDF, Fernanda Abdul Hak, destacou a gravidade do problema. “Infecções em sítio cirúrgico são uma preocupação mundial, tanto na rede pública quanto na privada. Elas aumentam o tempo de internação, agravam o estado do paciente e, em alguns casos, levam à morte. Precisamos atuar antes mesmo de o paciente chegar ao centro cirúrgico, com medidas eficazes de controle e prevenção”, afirmou.