Rotina sobrecarregada, recursos financeiros limitados e excesso de telas desafiam, atualmente, a convivência das famílias, o que pode desencadear uma série de outros desafios com o enfraquecimento dos vínculos familiares. Diante desse cenário, a Secretaria da Família e Juventude do DF (SEFJ-DF) desenvolveu o projeto Família em Ação com o objetivo de promover e fortalecer a convivência familiar por meio de atividades lúdicas, culturais, recreativas e de entretenimento.
A portaria que institui o projeto foi publicada nesta quarta-feira (16) no Diário Oficial do DF (DODF), na qual define que as ações serão realizadas em parques, praças, centros comunitários, escolas, unidades de atendimento socioassistencial, entre outros espaços públicos.
O projeto é resultado do monitoramento da secretaria junto às famílias, especialmente, as que encontram-se em situação de vulnerabilidade, e a grupos da sociedade civil que atuam no desenvolvimento das famílias no DF. Para o secretário da SEFJ-DF, Rodrigo Delmasso, a falta de tempo das famílias, embora menos visível, é igualmente prejudicial como a pobreza econômica.
"Muitas vezes, a jornada dupla de trabalho remunerado e doméstico deixa pouco ou nenhum tempo para descanso, lazer e para a convivência familiar saudável. Essa sobrecarga afeta diretamente o bem-estar dos membros da família e pode contribuir para o estresse, o desgaste emocional e até mesmo para a desestruturação familiar", afirmou.