13/09/2025 às 16h06 - Atualizado em 15/09/2025 às 14h22

Jovem vive dia de empresária de sucesso pelo Projeto Meninas em Ação

Projeto do GDF conecta alunas da rede pública a mulheres em cargos de liderança e inspira novas trajetórias profissionais

Por

Agência Brasília* | Edição: Paulo Soares

Das salas do Centro de Ensino Médio Integrado (CEMI), no Gama (DF), para uma agenda cheia de compromissos no mundo corporativo, a estudante Ana Júlia Justino, 17 anos, viveu um dia inesquecível ao acompanhar a rotina da empresária Janete Vaz, cofundadora do Grupo Sabin. A experiência fez parte do programa Meninas em Ação, do Governo do Distrito Federal (GDF), lançado em março deste ano — em celebração ao Dia Internacional da Mulher — com o objetivo de promover o empoderamento feminino e abrir caminhos para que jovens da rede pública ocupem espaços de liderança.

Ana Júlia passou mais de 10 horas ao lado da executiva Janete Vaz | Foto: Divulgação/Grupo Sabin

Selecionada pelos professores da escola, Ana Júlia passou mais de 10 horas ao lado da executiva, participando de um encontro com mulheres engajadas em causas femininas, visitas guiadas a unidades de atendimento ao cliente e setores administrativos e técnicos na sede nacional da empresa, em Brasília. “Fiquei impressionada em ver tantas mulheres em espaços que costumam ser dominados por homens. Isso expandiu a minha visão e mudou muito minha forma de pensar sobre carreira”, contou.

Com planos de prestar vestibular para Engenharia, a estudante afirma que a vivência abriu novas possibilidades. “Sempre achei que empreender não era para mim, nunca dei muita atenção a isso. Mas depois de ver de perto a trajetória da Janete, comecei a considerar aprimorar minhas habilidades e até sonhar em chegar, algum dia, a um nível parecido com o dela.” 

Oportunidade 

Instituído pelo GDF, o programa é uma iniciativa da Secretaria de Relações Internacionais (Serinter-DF) em parceria com as secretarias da Mulher (SMDF), de Educação (SEEDF) e de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), com foco no empoderamento feminino. De acordo com o secretário de Relações Internacionais, Paco Britto, a recepção das estudantes pelas líderes é uma ação que, por mais que pareça simples, tem grande impacto na vida das meninas. 

“O programa vem com a ideia de promover esse empoderamento para as meninas, ainda antes da fase adulta. Assim, elas despertam o senso crítico, compartilham experiências, e percebem que existe a possibilidade de alcançarem cargos de liderança”, ressalta Paco. “É relevante despertar o sentimento de pertencimento a esses cargos nas estudantes para que se sintam representadas e vejam que é possível alcançá-los”, conclui.

Para a presidente do Conselho de Administração do Grupo Sabin, Janete Vaz, receber jovens como Ana Júlia é uma oportunidade de mostrar na prática que o futuro pode e deve ser construído com diversidade. “Queremos que as meninas percebam que não há limites até onde elas podem chegar. Ver o brilho nos olhos delas é o maior retorno”, afirma a executiva. 

“Fiquei impressionada em ver tantas mulheres em espaços que costumam ser dominados por homens. Isso expandiu a minha visão e mudou muito minha forma de pensar sobre carreira"

Ana Júlia Justino, estudante

Atualmente, 77% dos colaboradores do Sabin são mulheres e 74% dos cargos de liderança são exercidos por elas. O Sabin atua em iniciativas que incentivam o protagonismo e a liderança feminina e foi a primeira empresa da América Latina a integrar o Pacto Global da ONU, em 2007, no qual se comprometeu com os 7 Princípios de Empoderamento das Mulheres, estabelecidos pela ONU Mulheres.

Além disso, apoia movimentos como Elas Lideram 2030, que reúne 1.500 empresas comprometidas com a mesma causa, o Movimento Mulher 360, que estimula a ampliação da presença feminina nas empresas, e o WeConnect, que estimula o empreendedorismo feminino, entre outros. 

O programa 

O Meninas em Ação começou como projeto-piloto em três escolas — CEM 01 de Planaltina, o Cemi do Gama e o Cemso do Plano Piloto —, selecionando 30 alunas para passarem um dia acompanhando autoridades do setor público, missões diplomáticas e lideranças empresariais. O roteiro inclui recepção oficial, participação em reuniões, atividades práticas, almoço com a equipe e, ao final, um momento de reflexão e planejamento futuro. O programa é inspirado no movimento internacional #GirlsTakeover, criado em 2016 pela Plan International, e tem alinhamento direto com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial o ODS 5, que trata da igualdade de gênero.

Programa é uma iniciativa da Secretaria de Relações Internacionais (Serinter) em parceria com as secretarias da Mulher (SMDF), de Educação (SEEDF) e de Justiça e Cidadania (Sejus), com foco no empoderamento feminino

Em abril, o governador Ibaneis Rocha oficializou, por meio do Decreto nº 47.081, que o projeto passaria, a partir daquele momento, a ser um programa de governo voltado para o empoderamento feminino e a promoção da igualdade de gênero na rede pública de ensino.

O ciclo 2025 do Meninas em Ação seguirá até outubro, quando será realizado um evento de encerramento com a entrega de certificados às participantes e o lançamento da edição de 2026.

*Com informações da Secretaria de Relações Internacionais (Serinter)