O Distrito Federal está vivenciando um aumento significativo da população idosa. Segundo dados de um estudo do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF), no biênio 2022/2023, idosos passaram a representar 19,7% da população em idade ativa, totalizando 501 mil pessoas. Com o tema Brasília: Viver 60+, a Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus-DF) realizou um workshop em referência ao Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa, comemorado no dia 1° deste mês.
A iniciativa integrou a programação do Projeto Viver 60+, da Subsecretaria de Políticas para Idoso (Subidoso), vinculada à Sejus, com foco no bem-estar, saúde e qualidade de vida da pessoa idosa. A abertura contou com uma apresentação artística de carimbó da Associação dos Idosos de Taguatinga (AIT), além da participação de 150 idosos atendidos pelo Viver 60+ em Sobradinho e na Asa Sul.
O Viver 60+ oferece uma série de atividades e oportunidades, como atividade física, aula de dança, passeios e eventos | Foto: Divulgação/ Sejus-DF
A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, reafirmou o compromisso do governo e da Sejus com a pauta deste público. “A população do DF está envelhecendo e, junto com isso, vêm as necessidades de tornar as cidades melhores para que as pessoas possam envelhecer com qualidade de vida, dignidade e autonomia”, afirmou a titular da Sejus.