Os programas sociais da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) estão com inscrições abertas para atividades esportivas, artes marciais, ginástica e música. Há mais de 400 vagas abertas em Taguatinga, Ceilândia, Samambaia, Planaltina, Paranoá, São Sebastião, Santa Maria, Riacho Fundo I e Riacho Fundo II.
As inscrições terminam quando as vagas forem preenchidas em cada modalidade nas regiões. O objetivo é estreitar vínculos entre a polícia e a comunidade, prevenir a criminalidade e propiciar atividades lúdicas, esportivas e educativas para a população.
Em 2017, mais de 150 mil pessoas foram atendidas pela corporação. O chefe da Divisão de Programas e Ações Sociais do Centro de Políticas da Públicas da PMDF, capitão Diego Araújo, explica que há atividades diferenciadas para crianças, jovens e adultos.
[Olho texto='”Os projetos estabelecem uma parceria que amplia o policiamento comunitário com foco em alternativas saudáveis e na prevenção de riscos”‘ assinatura=”Diego Araújo, chefe da Divisão de Programas e Ações Sociais do Centro de Políticas Públicas da PMDF” esquerda_direita_centro=”esquerda”]
No total, são 58 opções. “Os projetos estabelecem uma parceria que amplia o policiamento comunitário com foco em alternativas saudáveis e na prevenção de riscos”, enfatiza.
O benefício, segundo o oficial, é para as duas partes. “A população ganha em bem-estar e segurança, e a Polícia Militar fica mais próxima da comunidade.”
A PMDF orienta os interessados em um dos projetos que procurem a unidade mais próxima e verifiquem a disponibilidade de vagas e os documentos necessários para a inscrição.
Somente na unidade de Planaltina as inscrições se dão no início ou no meio do ano, durante as férias. Nas outras, podem ser feitas a qualquer tempo, de acordo com a disponibilidade de vagas.
Atividades lúdicas
O Núcleo de Educação Ambiental da PMDF oferece o curso Guardiões Ambientais. A capacitação, voltada para estudantes do quinto ano do ensino fundamental, é feita em 13 encontros.
[Olho texto=”Curso Guardiões Ambientais capacita crianças para atuação como agentes de proteção da natureza” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]
“A meta é fazer com que as crianças ajam como agentes na prevenção de crimes ambientais, além de se tornarem multiplicadoras desse conhecimento”, explicou a chefe do núcleo, tenente Hellen Sene.
Além de atividades lúdicas, a instituição oferece palestras educativas por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e o Educar para a Cidadania, ambos do Comando de Policiamento Escolar.