O prazo de inscrição para representantes da sociedade civil organizada participarem do Conselho de Trânsito do Distrito Federal (Contrandife) foi estendido e vai até sexta-feira (14). Poderão participar da seleção entidades com comprovada experiência na área de trânsito, com sede ou filial e atuação no Distrito Federal. Serão escolhidas quatro entidades para compor o conselho, que conta com presidente e representantes do Detran-DF, do DER-DF, das polícias Militar e Rodoviária Federal e especialistas na área de trânsito, psicologia e medicina. O resultado final será divulgado em 14 de março.
Integrantes do Contrandife atuam durante dois anos em diferentes serviços dos órgãos de trânsito | Foto: Divulgação/Detran-DF
As entidades deverão indicar três pessoas, duas das quais serão escolhidas pelo secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, para assumir os cargos de conselheiro titular e suplente. Esses integrantes deverão ser apontados no ato da inscrição. A função, que é remunerada, poderá ser ocupada por até dois anos. “O envolvimento da sociedade civil é essencial para construirmos políticas públicas cada vez mais assertivas para formulação de programas e ações de segurança viária”, reforça o secretário.
Os conselheiros poderão contribuir diretamente para a formulação de programas e ações de segurança viária, além de atuar diretamente no julgamento em segunda instância de recursos em face de infrações de trânsito aplicadas pelos órgãos de trânsito do DF.