Em sua 17ª edição, dedicada à campanha Outubro Rosa, o Dia da Mulher da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) prestou, nesta segunda-feira (7), 2,1 mil atendimentos ao público feminino em situação de vulnerabilidade. O evento contou com a presença de representantes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e do Ministério das Mulheres.
Por meio de parcerias, Defensoria Pública promoveu mais um mutirão de atendimento específico para mulheres | Foto: Divulgação/DPDF
A iniciativa concorre ao Prêmio Innovare 2024, que identifica, divulga e difunde práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil. A cada mês, novas parcerias são firmadas com o objetivo de ofertar mais serviços exclusivos para mulheres em situação de risco. A última edição, realizada em setembro, bateu o recorde de serviços oferecidos pelo projeto ao público feminino com a presença de 22 parceiros.
“A oferta desses serviços é uma maneira de romper barreiras sociais e econômicas, promovendo a inclusão de mulheres que, por diversos motivos, têm dificuldade em acessá-los”, explicou a subdefensora pública-geral Emmanuela Saboya, coordenadora do evento.
Desempregada, Bruna Pires da Silva, 21, mãe de um bebê de oito meses, já participou de outras edições do projeto e esteve na 17ª edição do Dia da Mulher em busca de benefícios sociais. Moradora de São Sebastião e mãe de um bebê de oito meses, ela conta que já participou de outras edições do projeto. “Por meio do Dia da Mulher da DPDF, já consegui consultas, exames, atendimento odontológico e informações importantes que esclareceram muitas dúvidas sobre meus direitos”, comemorou.