O Recanto das Emas definiu, nessa terça-feira (4), no Centro de Ensino Fundamental (CEF) 306, os dois semifinalistas representantes da regional no concurso Sabor de Escola. Os pratos frango recheado com farofa de abóbora, purê de abóbora e suco de maracujá e risoto de frango com abóbora e queijo conquistaram o paladar do júri e garantiram vaga na próxima fase da competição.
As vitórias tiveram um gostinho especial. A torcida das escolas finalistas animou o evento, com estudantes, professores e colegas de trabalho presentes para celebrar a conquista dos queridos “tios da merenda”.
Um dos destaques da competição foi o merendeiro Willian Carvalho, do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 113, que garantiu a classificação com o prato frango recheado com farofa de abóbora, purê de abóbora e suco de maracujá. Atuando há apenas cinco meses na função, contou com o incentivo e o apoio dos colegas da escola para participar do concurso.
“Meu prato chamou a atenção pela inovação e economia, unindo praticidade e aproveitamento integral dos alimentos, sem desperdícios. Estou muito grato pelo apoio da escola, da assistente que me acompanhou no preparo e dos estudantes que torceram por mim. A gente quer se divertir e se entregar para tentar fazer o melhor”, disse, emocionado.
A emoção também marcou o momento da merendeira Maria Patrícia de Souza, do CEF 306, autora do risoto de frango com abóbora e queijo. Ao ser anunciada como semifinalista, a cozinheira comoveu-se e abraçou os estudantes que foram prestigiar a sua apresentação. “Foi muito importante, porque eu estava com medo de participar, e a diretora veio, me deu apoio e confiança. Estou muito feliz”, contou.
Júri técnico
A nutricionista da Gerência de Alimentação Escolar da G&E Serviços Terceirizados, Jaiane Santos, elogiou a proposta dos pratos vencedores por valorizarem alimentos nutritivos e coloridos no cardápio escolar, especialmente os que enfrentam resistência entre os estudantes, como a abóbora e outros legumes. “Os merendeiros preocupam-se em preparar uma alimentação saudável e com a aceitação dos alunos. Muitas crianças não gostam de abóbora, por exemplo, mas hoje ela foi servida como purê ou acompanhamento e foi um sucesso. Esse é o cuidado dos tios da cantina: transformar o alimento em algo atrativo e nutritivo”, destacou.