Foi publicada nesta semana, no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), a portaria nº 137 de 15 de abril de 2025, que institui a Rede de Hortos Agroflorestais Medicinais Biodinâmicos (RHAMB) no âmbito da Secretaria de Saúde (SES-DF). O objetivo da rede é desenvolver as competências e habilidades para a implementação e uso dos hortos agroflorestais como tecnologias sociais de cuidado e promoção da saúde.
Além disso, a RHAMB também tem como proposta reforçar o uso dos hortos, como tecnologia social para o cuidado, ao promover o cultivo comunitário de plantas e outros organismos de interesse para a saúde por meio de práticas agroflorestais biodinâmicas. Com isso, espera-se promover a melhoria dos serviços de saúde e o bem-estar das comunidades atendidas.
O gerente das práticas na SES, Marcos Trajano, reforça que as redes, além de serem terapêuticas, auxiliam em territórios vulneráveis pelas mudanças climáticas. "É uma inovação que fortalece o SUS {Sistema Único de Saúde} por meio de recursos terapêuticos das Práticas Integrativas em Saúde para atuar nos territórios, tendo em vista os atuais desafios do campo da saúde, que tem as mudanças climáticas como um problema amplo que repercute em todas as esferas da vida humana", reforça.