Entre janeiro de 2023 e março deste ano, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES) realizou mais de cem mil cirurgias eletivas e de urgência. Foram investidos cerca de R$ 20 milhões no custeio de procedimentos contratados na rede complementar. Como reflexo, em 2024, as equipes atenderam 20.527 pessoas em apenas três meses.
Em 2023, a rede pública de saúde do DF registrou um aumento de mais de 3 mil operações em relação ao ano anterior | Foto: Arquivo/ Agência Saúde-DF
Os números representam o esforço do Governo do Distrito Federal na redução das listas de espera na rede pública. Os contratos fechados pela SES permitiram a realização de forças-tarefas, especialmente em cirurgias eletivas. Se comparado ao ano anterior, 2023 registrou um aumento de mais de 3 mil operações, com um total de 86.943 procedimentos.
“Operamos com afinco no último ano e, em 2024, estamos mantendo o ritmo. Com a chegada dos 150 novos anestesistas, devemos realizar ainda mais. São cerca de 26 mil procedimentos contratados”, garante a diretora de Serviços de Urgência e Cirurgia da SES, Juliana Leão.