Com foco em acessibilidade, segurança e mobilidade, o Governo do Distrito Federal (GDF) aprovou o projeto de requalificação urbana do entorno da Feira dos Importados, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). A proposta, elaborada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), foi publicada no Diário Oficial do DF (DODF) desta terça-feira (17) e atende a uma demanda dos feirantes e da comunidade local.
O projeto de requalificação contempla uma série de melhorias no sistema viário e nas áreas públicas externas à feira. Entre os serviços previstos estão ampliação e readequação de calçadas com piso acessível, instalação de rampas, criação de plataformas elevadas e travessias seguras para pedestres, além de novo paisagismo e reordenamento das vagas de estacionamento.
A previsão é que sejam construídas 9,4 mil m² de novas calçadas acessíveis, 12,3 mil m² de área verde com o plantio de 104 novas árvores, além de 971 vagas para veículos, 63 vagas para motos, 92 para bicicletas e 10 para caminhões. Uma parte dos estacionamentos será feita com blocos de concreto intertravado, para facilitar a drenagem das águas pluviais.
A requalificação também inclui um projeto paisagístico, que vai melhorar o conforto térmico e o aspecto visual da região. A área total de intervenção urbana é de aproximadamente 81,3 mil m² e beneficia, além da Feira dos Importados, os visitantes da Ceasa e dos atacadistas da região.
"A prioridade foi garantir mais acessibilidade, conforto térmico e segurança para quem circula por ali, além de organizar melhor o trânsito de veículos e pedestres, principalmente nos dias de maior movimento", destacou a coordenadora de Elaboração de Projetos da Seduh, Juliana Manganelli.