Valmiro de Oliveira Gomes tem 39 anos e até pouco tempo estava em situação de rua no Distrito Federal. Mas a vida dele está mudando pouco a pouco. Ele mora na Vila Matias, em Taguatinga, casou, tem uma filha de oito meses e acabou de concluir o curso de capacitação de auxiliar de manutenção no programa RenovaDF.
“É importante ter um emprego e a bolsa que a gente recebe no curso ajuda bastante. Eu aprendi muito”, diz Valmiro de Oliveira Gomes, que participou do RenovaDF | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília
O programa é promovido pelo Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (Sedet), e tem ajudado milhares de pessoas a transformarem suas vidas.
Enquanto busca uma oportunidade de trabalho, Valmiro faz bicos na feira de Taguatinga. Ele conta que soube do programa no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop).
“As ações mais significativas do RenovaDF são a atenção e a transformação que ele proporciona às pessoas mais vulneráveis”
Thales Mendes, secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda
“Sempre trabalhei como ajudante, mas não tinha muita sabedoria (sobre os serviços). Aqui consegui adquirir mais experiência”, conta. “É importante ter um emprego e a bolsa que a gente recebe no curso ajuda bastante. Eu aprendi muito.”
Agora, ele se sente satisfeito por ter feito parte do programa, onde participou da revitalização de locais como o parquinho da QSA 3/4, em Taguatinga. Ele e sua turma refizeram o contrapiso e os alambrados, pintaram as paredes, além de arrumaram e pintaram os brinquedos.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes, ressalta o caráter transformador do RenovaDF. “As ações mais significativas do RenovaDF são a atenção e a transformação que ele proporciona às pessoas mais vulneráveis. Muito mais que um programa voltado para o desenvolvimento econômico, ele é voltado primeiro para o desenvolvimento humano”, aponta.
