Nesta quarta-feira (11), a Secretaria de Saúde (SES-DF) participou de reunião com diversas outras entidades do Governo do Distrito Federal (GDF) para alertar e informar sobre as ações de prevenção e enfrentamento às arboviroses. A SES-DF explicou sobre o cenário enfrentado, as inovações e as estratégias criadas para controlar um possível aumento de casos de dengue.

Reunião nesta quarta (11) contou com a participação de diversos representantes do GDF, como o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, e administradores regionais | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
Relembrando o cenário vivido no final de 2023 e início de 2024, a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, ressaltou o aumento de casos do sorotipo 2 e alertou sobre a necessidade de vigilância para as outras variantes. “Precisamos dessa união de diferentes entidades e participantes, porque não temos toda a população imune ao sorotipo 2 e ainda temos os sorotipos 3 e 4 para enfrentar”, disse.
A secretária de Saúde destacou que a ação de combate às arboviroses engloba a participação tanto da sociedade civil quanto de outros órgãos. “A tecnologia auxilia, mas não há nada mais importante que ir na cidade, visitar corpo a corpo. Não é uma luta solitária. Precisamos ir nas escolas, empoderar a população, contar que os bombeiros estejam amarrados conosco”, enfatizou.
