O Instituto Brasília Ambiental coordenou na última quarta-feira (16) a primeira reunião extraordinária da Comissão Distrital do Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (CD-P2R2).
O principal ponto em debate foi a revisão do regimento interno da comissão, criado pela Resolução 01 de 21 de março de 2019. Entre as propostas de atualização estão possibilidades de alterações das composições dos órgãos de apoio e dos órgãos executores; alterações das denominações do Núcleo e do Comando; atribuir aos grupos de trabalho as competências que hoje são dos Núcleos; possibilidade de fixar o presidente da comissão como o titular do cargo no CBM/DF; e alteração da periodicidade das reuniões, que passarão a ser bimestrais. A data limite para os órgãos, que compõem a CD-P2R2, se manifestarem sobre o texto de revisão apresentado é 5 de maio.
A CD-P2R2 é composta por 20 órgãos e tem o objetivo de fortalecer a integração entre as entidades responsáveis pelo atendimento de situações emergenciais, definindo diretrizes e competências de cada um | Foto: Divulgação/Brasília Ambiental
Outros pontos da pauta foram: os planejamentos da ação preventiva na movimentação de cargas perigosas em vias do DF, e do evento de Transportes de Produtos Perigosos (TPP). Este evento ocorrerá na sede do Ibama, no dia 21 de maio, e será organizado pela Secretaria Executiva da Comissão, que tem hoje à frente os representantes do Brasília Ambiental.