Nesta quarta-feira (20), as ações de acolhimento que integram o Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua ocorreram em Samambaia, coordenadas pela Casa Civil do Governo do Distrito Federal (GDF). Durante a operação, cinco pessoas foram atendidas e receberam ofertas de serviços públicos nas áreas de saúde, qualificação e emprego, moradia e acolhimento.
Nos cinco pontos alcançados pela ação, seis estruturas precárias foram removidas e dois caminhões de entulho foram utilizados para recolher os materiais inservíveis e encaminhá-los para a Unidade de Recebimento de Entulho (URE), do Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

Nos cinco pontos alcançados pela ação, seis estruturas precárias foram removidas e dois caminhões de entulho foram utilizados | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília
Os trabalhos envolvem as secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), Saúde (SES), de Educação (SEE), Desenvolvimento Econômico Trabalho e Renda (Sedet), Segurança Pública (SSP), Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) e Justiça e Cidadania (Sejus), além de Novacap, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Codhab, Detran, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Conselho Tutelar.
“Nossas equipes passaram por mais de 10 regiões administrativas desde maio, quando divulgamos o plano do Governo do Distrito Federal para acolher pessoas em situação de rua. Os servidores apresentam serviços para que seja construída uma nova vida, seja via capacitação profissional, oportunidades de moradia e de emprego. A orientação do governador Ibaneis Rocha é para darmos uma vida digna a todos na capital do país”, declarou o secretário da Casa Civil do GDF, Gustavo Rocha.
