A partir desta quarta-feira (29), os moradores da Estrutural já têm acesso a serviços de saúde gratuitos. A 3ª edição do programa Saúde Mais Perto do Cidadão – A Tenda+ chega à cidade, onde seguirá até 7 de fevereiro com uma estrutura itinerante de 1,2 mil m² montada ao lado da administração regional. No local, a população poderá fazer, gratuitamente, exames e consultas em diferentes especialidades. A ação conta com recursos de emendas parlamentares do deputado federal Alberto Fraga e é executada em parceria com o Hospital São Mateus.
Ao todo, são 16 consultórios, com capacidade para atender até 300 pessoas por dia. Em visita ao primeiro dia do programa na região, a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, ressaltou a importância do projeto para desafogar o atendimento na rede pública de saúde, sendo uma iniciativa que aproxima o governo de quem precisa dos serviços.
“É um atendimento de excelência, você percebe só de chegar ao local. São profissionais altamente capacitados e conseguem terminar todo o fluxo de atendimento em um lugar só, com a consulta e os exames laboratoriais feitos no mesmo dia. Isso ajuda muito a rede pública, que fica com mais liberdade para cuidar da questão secundária, especialidades e coisas mais graves. Então é algo muito importante e a gente se emociona com os depoimentos da população aqui, tão carinhosa conosco todos as vezes”, declarou.
Atendimento aprovado
O atendimento no Saúde Mais Perto do Cidadão – A Tenda+ funciona por meio de agendamento no site, onde a população tem acesso a diferentes consultas de rotina em ginecologia, ortopedia, dermatologia, cardiologia, oftalmologia e pediatria, além de exames como eletrocardiograma, tonometria, mapeamento de retina, hemograma completo, Papanicolau e ultrassonografia.

A população poderá fazer, gratuitamente, exames e consultas em diferentes especialidades | Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Brasília
Uma média de 550 pessoas são contempladas diariamente pelo projeto e os atendimentos ocorrem das 8h às 17h. Segundo a diretora geral do A Tenda+, Myrian Silveira, também há filas de atendimento por encaixe, que é possível se restarem vagas. “É iniciado um processo com o primeiro atendimento, onde o paciente recebe o encaminhamento e realiza os exames. Em seguida vem a consulta médica, de acordo com a especialidade definida a partir das triagens. Lembrando que não é um atendimento ambulatorial de emergência, são consultas de rotina, onde podem fazer um check-up de forma otimizada”, frisou.
