Desde a última quarta-feira (12), os moradores da Santa Maria podem ter acesso a serviços de saúde gratuitos. A última edição do programa Saúde Mais Perto do Cidadão – A Tenda+ chegou à cidade, onde ficará até o dia 21 de março com uma estrutura itinerante de 1,2 mil m² montada ao lado da administração regional. No local, a população pode fazer, gratuitamente, exames e consultas em diferentes especialidades. A ação conta com recursos de emendas parlamentares do deputado federal Alberto Fraga e é executada em parceria com o Hospital São Mateus.
A população tem acesso a diferentes consultas de rotina em ginecologia, ortopedia, dermatologia, cardiologia, oftalmologia e pediatria, além de exames como eletrocardiograma, tonometria, mapeamento de retina, hemograma completo, Papanicolau e ultrassonografia. O atendimento não é ambulatorial de emergência, abrangendo apenas consultas de rotina e exames onde a comunidade pode fazer um check-up de forma otimizada.
Um serviço que foi bem-recebido pela estudante de agronomia Dinalva Ferreira da Silva, 43, que fez exames e consultas na área de cardiologia, ortopedia e pediatria com a filha. “Muito bom o atendimento, começando da triagem lá na frente até os médicos, é uma equipe muito bem-preparada e treinada”, elogiou. Ela destacou, ainda, a parte de acessibilidade oferecida pelo programa: “É um projeto gigantesco para a sociedade e acessível à comunidade. Uma mãe que tem três filhos às vezes não tem condições de pagar R$ 300 em uma consulta de pediatria e aqui consegue de graça, além dos exames”.
A população tem acesso a diferentes consultas de rotina em ginecologia, ortopedia, dermatologia, cardiologia, oftalmologia e pediatria, além de exames como eletrocardiograma, tonometria, mapeamento de retina, hemograma completo, Papanicolau e ultrassonografia | Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília
Já a recepcionista Bruna Xavier, 25, se consultou na área de ginecologia e reforçou a fala, ressaltando a importância do programa trazer os serviços para mais perto de casa. “Eu tenho três filhos, então é meio difícil para mim. Fiz laqueadura e vim saber se está tudo certo, daí não precisar ficar se locomovendo para um lugar distante é bem melhor. Para nós que moramos em Santa Maria faz muita diferença”.
Após fazer os exames de tireoide e consultar com os médicos, a cabeleireira Maria do Carmo Gomes Silva, 61, afirmou que o projeto conseguiu atender uma carência da comunidade em saúde com um diferencial forte no contato com a população: “Só tenho que agradecer mesmo. Todos os profissionais são muito humanizados, é muito bacana”.
