Após as etapas de inscrição, classificação e avaliação, o Prêmio Candango de Literatura divulga a lista com os 66 finalistas distribuídos entre as categorias Romance, Poesia, Contos, Prêmio Brasília (autor do DF), Capa, Projeto Gráfico e Projeto de Incentivo à Leitura. Os vencedores serão revelados em 31 de outubro, durante uma grande celebração da literatura em língua portuguesa, no Teatro Nacional Cláudio Santoro. Para embalar a noite após a entrega da premiação, que distribuirá troféus e R$ 195 mil entre as sete categorias, o público será brindado com um show de Toquinho, um dos ícones da música brasileira.
Criada em 2022, a premiação realizada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) chega à segunda edição consagrando autores e projetos em uma iniciativa voltada a todos que se expressam em português. O público está convidado a participar da festa, mediante retirada de ingressos gratuitos via plataforma parceira (disponíveis a partir de 15 de outubro).
“O Prêmio Candango de Literatura reafirma Brasília como capital cultural e literária, capaz de reunir vozes do Brasil, de Portugal, Angola, Moçambique e de toda a comunidade lusófona em uma mesma celebração. É emocionante ver a palavra escrita ganhar esse espaço de destaque e reconhecimento, fortalecendo a literatura como patrimônio vivo que conecta povos, gerações e histórias”, destaca o secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Claudio Abrantes.
"Nosso propósito é valorizar os autores, estimular novos leitores e celebrar a criação literária em toda a sua potência"
Maurício Melo Junior, coordenador do Prêmio Candango de Literatura
A iniciativa nasceu para celebrar a palavra como patrimônio vivo e pulsante e recebeu inscrições de todo o Brasil, de países que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e de suas diásporas. Nesta edição, com a curadoria do premiado autor João Anzanello Carrascoza, uma campanha de comunicação consistente e o apoio de entidades como o Instituto Camões, o Instituto Guimarães Rosa Maputo e a Casa de Angola na Bahia, o alcance bateu recordes, com inscrições de quatro continentes e 18 países.
Entre os finalistas, há representantes de Portugal, Moçambique e Angola; no Brasil, além do Distrito Federal, participaram Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Esse interesse reforça Brasília como vitrine internacional e centro de conexão cultural entre territórios e vozes diversas.
Ao longo de todo o processo, enfrentou-se o desafio de selecionar 66 finalistas entre quase três mil inscrições: 12 na categoria Romance; dez em Poesia, Contos, Prêmio Brasília e Projeto Gráfico; nove em Capa; e cinco na categoria Projeto de Incentivo à Leitura. A seleção foi conduzida por um corpo técnico de 45 jurados.
“A premiação se consolida entre as mais importantes do país pela seriedade e credibilidade que vem conquistando no meio artístico e cultural. Nosso propósito é valorizar os autores, estimular novos leitores e celebrar a criação literária em toda a sua potência”, assegura o coordenador do Prêmio Candango de Literatura, o jornalista e escritor Maurício Melo Junior.
O Prêmio Candango de Literatura é idealizado pela Secec-DF e realizado em parceria (por processo público de seleção) com o Instituto Casa de Autores.
Premiação e contrapartidas